The Graduation – Season Finale

Hoje faz exatamente 1 ano que eu apresentei o meu TCC do curso da Faculdade de Moda. Me lembro com se fosse hoje, o nervosismo, a correria, o drama e principalmente todo o esforço e noites de pouco sono para concluir aquelas 200 páginas regradas pela ABNT. Dramático!

Ainda consigo sentir o frio na barriga que me deu quando chegou o dia D, a apresentação precisava ser impecável uma vez que a parte escrita já havia sido entregue, o desfile já havia rolado e agora era a hora do juízo final, o julgamento de Essy.

Com uma apresentaçán báfu, planejei tudo para dar tudo certo afinal, não dava pra escorregar bem agora na reta final neam? Video loucureeeenhas que eu resolvi fazer de última hora e fiquei editando na noite anterior, papel picado por todo o palco, tags incríveis de Fita K7, cabides coloridos e tudo isso tentando manter o carão, escondendo o ar de cansado e as olheiras enormes de urso panda. O tema do TCC era “Divas Bafônicas”, onde usei mulheres báfus do mundo da música, moda e cinema, além de outras personalidades.

Mas é claro que como na minha vida nada é como nos contos de fadas, logo começaram os dramas. O meu professor e orientador me deixou na mão e disse que não poderia ficar para a minha banca porque havia acontecido um drama qualquer e enfim ele não estaria presente para me defender naquele momento final. Podre neam? Toda a minha segurança foi por água abaixo nesse momento, pq ele foi quem acompanhou todo o processo de criação e desenvolvimento da minha marca e agora não estaria presente no momento final e  mais importante para me defender caso fosse necessário? Sacanagem hein?

Engoli o choro e nem deixei me abater, mas é claro que fiquei chateadeeenho, mas também pensei que ele não faria isso se não confiasse em mim então, nem confi. Quando cheguei no auditório para começar a preparar a minha apresentaçán, outro pandraz: o video não rolou! Ahhhhh não, vc esta de sacanagem comigo neam? Não, não estou…fom forom fom fom! E o video que eu passei a noite anterior editando não rolou e eu não consegui apresenta-lo. Sorte é que eu levei o DVD da Amy que me animou um pouco mais,  que eu deixei rolando enquanto os convidados chegavam para a banca.

Nesse momento eu já estava me sentindo perdido, sem chão, com tudo dando super errado minutos antes da apresetaçán o que não poderia acontecer durante neam? Foi ai que a Deusa Cher me mandou uma luz neon divina! Uma mulher enlouquecida, com um sorriso enorme veio em minha direção perguntando: Vc é o Essy? Reparei que em uma de suas mãos ela carregava a bolsa que eu fiz com o tecido que usei em minha coleção para colocar o TCC dentro e assim entrega-los para os convidados da banca. Quando eu respondi que sim, que eu era de fato o Essy, ela veio e me de um abraço super forte dizendo que ela havia me imaginado exatamente como eu era quando leu pela primeira vez o meu trabalho de conclusão de curso e que em anos de profissão, que ela nunca tinha se divertido e se emocionado tanto com um trabalho que ela considerou incrível e que estava super ansiosa para assistir a minha apresentação e ouvir as minhas justificativas. Pronto, isso só poderia ser um sinal de que todo o meu esforço para defender as minhas idéias e que todo o meu trabalho havia valido a pena e que agora só faltava concluir com uma apresentação báfu. Nesse momento eu senti que a Deusa Cher derramou um pouqueeenho de gliter em mim e ao som de Strong Enough eu subi ao palco e encarei o meu desafio final dignamente.

A apresentaçán levou mais ou menos 1 hora, entre a exposição de todas as minhas loucureeenhas, desenvolvimento da coleção, identidade da marca e até a confecção em si. Ufa! Muita coisa, muitos detalhes, muitos números, um báfu! E um plus que pra mim funcionou mais ou menos como uma medalha de honra ao mérito, rs: eu fui o único aluno da sala que os professores autorizaram fazer o trabalho masculino e feminino, os outros alunos tiveram que escolher um gênero, tsá?

Terminando a apresentaçán, chegava a hora dos comments…pausa dramática, boca seca, borboletas no estômago e a ansiedade de finalmente saber o que as pessoas acharam de todo o meu freak show neam?

E foi incrível, quase nenhuma crítica, nenhuma negativa pelo menos e vários elogios. Me lembro da convidada, a tal mulher que me encontrou no corredor antes da apresentaçán me dizendo o quanto ela lembrou de Andy Warhol quando viu pela primeira vez o meu trabalho, que eu realmente era um jovem artista, um criador e que ela achava importante eu ter mencionado  nomes como Chanel, YSL e McQueen no meu trabalho e disse ainda que se eu pensava/sonhava em ter uma carreira sólida  no mundo da moda, que eu estava no caminho certo seguindo os passos desses grandes nomes da moda que um dia foram jovens sonhadores assim como eu. Quase chorei neam? Ser comparado (não exatamente isso, mas…) a Andy Warhol, Chanel,YSL e McQueen, pra mim foi muito além do que eu esperava, tipo um sonho, algo que eu nunca nem imaginei que um dia iria ouvir de alguém. E aconteceu, naquela noite do dia 10/12/2008 as 22h00. Os professores presentes tmbm elogiram o meu trabalho assim como a minha trajetória durante os 4 anos de curso, o que eu achei super foufo!  A convidada ainda disse que eu deveria patentiar os meus personagens (Jolene & Dylan, os modeletes que eu usei para ilustrar a minha coleção contando uma pequena histórinha de pegação entre eles). Ainda disseram que eu posso ter um futuro muito incrível tmbm como ilustrador, o que tmbm é minha paixão neam? LOVE

Saí da sala de alma lavada, com uma sensação incrível de dever cumprido sabe? Parecia que todo o stress que eu carreguei  por todo esse 1 ano de execução do TCC tinha ficado naquele auditório, uma verdadeiro alivio. Acompanahdo da minha inseparável ameeega N., que é uma quereeeda com quem eu divido o meu cérebro e que me ajudou pencas durante todo o TCC. Thnks Naty!  Passamos, yei! Me lembro de assim que eu terminei tudo, antes da professora dizer se eu havia passado ou não, totalmente tomado pela a minha ansiedade eu peguntei: e ai, eu passei? E ela disse: Claro que sim, vc tem alguma dúvida? Em seguida a primeira pessoa que eu liguei foi a minha mãe, para contar que eu havia passado e que tinha terminado tudo bem, afinal ela era a pessoa em todo esse mundo que merecia receber a notícia primeiro neam? Thks mommy por todo o trabalho, a paciência e a correria de um lado pro outro para me ajudar com as minhas loucureeenhas. LOVE!

E com uma noite linda de lua azul (LOVE quando eu chego em casa e  o corredor fica todo iluminado com a luz da lua que faz uma luz azul incrível) eu voltei para casa com a sensação de dever cumprido, de que é possível fazer um trabalho digno, ousado e criativo, mesmo sozinho, o que foi bem difícil tmbm, mas que foi bem incrível e delicioso tmbm e valeu super a pena todas as noites que eu não dormi direito, todos os dramas e pandraz e toda as loucureeenhas que eu tive que enfrentar para concluir essa parte da minha vida.

Essy, agora oficialmente um Fashion Designer (Yei!)

ps: depois disso não fui na colação da turma e nem aceitei fazer formatura, pq eu não gosto e acho sempre meio assim neam? Mas a minha formatura aconteceu dias depois, nos shows da Madonna aqui em SP que foi onde eu realmente me senti graduado e agradecido por tudo ter dado tão certo para mim durante todo aquele ano. Quer formatura melhor? Mas isso será assunto de um novo post em breve…aguardem!

Etiquetas: ,

14 Respostas to “The Graduation – Season Finale”

  1. Diego Says:

    Super me emocionei com o seu texto! TCC é sempre um drama mesmo! Fico feliz que tenha dado tudo certo para vc! 1 ano! Parabéns!

  2. Jana Says:

    Amei o seu texto Essy! Todos os dramas e todos os báfons! Parabéns!

  3. Mike Says:

    Parabéns Essy, realmente deve ter valido muito a pena pq o seu trabalho é incrível!

  4. Meyre Says:

    Mas que orientador esse seu hein? Ainda bem que vc arrasou no final de tudo isso, parabéns!

  5. Murilo Says:

    Ainda bem que no fim deu tudo certo!

  6. Leo Says:

    Mas que texto delicioso hein? Eu acho incrível tudo o que vc faz, pelo menos tudo o que eu já vi e tenho certeza que todos os elogios que vc recebeu nessa noite dramática foram mais do que merecidos! Parabéns Essy!

  7. Mary Says:

    Lindo!!! uh!!! aiai me emocionei! vc é sempre incrivel no que faz, tenho muita sorte de ter conhecido alguem tão tão digno igual a vc… é serio sem puxar o saco, vc arrasa… e com o tcc não poderia ter sido diferente … muitas bjks e muitas saudades!!!!

    • Essy Says:

      Awwwwwn Mari! Eu é quem fico emocionado assim com amigas foufas como vc, sempre super querida! Thnks por todos os elogios que eu só acredito por que vc é amiga merrrrrmo, amiga a primeira vista (rs, lmebra?)! Vc sem dúvidas nenhuma é uma das pessoas mais carinhosas que eu conheço no mundo, além de linda, estilosa, com uma família mais linda ainda e super talentosa tmbm. LOVE ter vc como amiga! Smacks

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: