Boomala Boomala!

Tenso e aflitivo. Essa poderia ser uma boa palavra para começar a descrever a minha experiência assistindo “Hurt Locker”, o comentadíssimo filme da diretora Kathryn Bigelow. De longe essa é a minha temática preferida, não gosto muito de filmes dos gêneros e definitivamente um filme sobre guerra não me atrai. E para a minha surpresa, acabei  entendendo o fundamento de “Hurt Locker” e no final das contas achei o filme sensacional.

Pra falar bem a verdade, eu não tinha a menor noção do que acontece em uma guerra. Deixa eu corrigur isso vai…é claro que alguma noção eu tinha, mas a visão que a diretora nos passa com o seu filme é completamente diferente dos demais filmes que eu já vi sobre o mesmo tema. Por alguns momentos me senti na pele daqueles soldados, fiquei aflito, com medo de tudo ir para os ares em um piscar de olhos. Não sabia para quem torcer, fiquei confuso. E é isso que eu gosto em um filme, quando ele te provoca reações inesperadas.

Como acontece no começo do filme, com aquela belíssima cena da explosão, que conseguiu transmitir alguma beleza em suas imagens, mesmo com toda a tragédia envolvida. Mas a poesia esta em algumas sutilizas no filme, que são bem poucas eu diria, as vezes encontrada em um dialogo rápido e sem compromisso ou em uma cena muito bem dirigida, como a sequência inicial do filme.

O clima é quente ao extremo, e o deserto se faz presente em meio a toda aquela poeira. Um país em guerra, com muitos cívis vivendo em meio aos escombros de uma cidade fantasma. Olhares aflitos que obeservam da janela o carro de guerra passar e crianças que aprendem o que é o ódio cedo demais. Essa é a realidade daquele povo, que aprendeu a sobreviver em meio a todo aquele caos. E o barulho do trânsito aéreo? Báfu!

Me pergunto qual o sentido de tudo isso? E por mais que tentem me explicar eu não vejo nenhum motivo para tamanha violência. Talvez por isso os filmes sobre guerra não me convençam que no fnal vc estava mesmo torcendo para o mocinho (ainda mais eu que amo um bom vilão carismático). Não consigo enxergar quem esta de que lado nessas situações, assim como não consigo enxergar os heróis dessa históiria. Falha minha? Talvez…

Soldados ricos americaos e seus gadgets de guerra. Brinquedeeenhos perigosos não? Na verdade eu bem acho que um certo esteriotipo de um patriota tolo é percebido no filme. O que eu acho que retrata bem a realidade, acho mesmo que quem tem essa vocação faz parte de um clã muito do específico. Mas não vou me estender muito agora sobre o assunto, talvez outro dia eu escreva sobre, mas só vou dizer uma coisa: acho tolo.

Ainda assim eu tiro o meu chapéu para a diretora que conseguiu emprestar alguma dignidade para o filme e de uma forma muito honesta e sincera contou a sua história de um jeito bonito de se ver. Tá vendo como  não se precisa de um grande pote de ouro para se fazer cinema bom? Basta uma boa história e uma boa visão, que o resto acontece. E eu bem ri da piadeeeenha da diretora utilizando uma aliança de casamento como objeto para o momentos “coisas que quase me mataram”, euri! (suck it Cameron!)

“Hurt Locker” me fez sentir emoção, me deixou assustado com aquela violência que muitas vezes parece tão distante mas que é possível se confundir com a nossa realidade em alguns momentos, tudo em sua devida proporção é claro O filme fez o meu coração disparar de angustia e desespero e mais do que isso, me fez conseguir enxergar a beleza de um cenário que pra mim talvez fosse impossível.

Essa é outra boa opção para tombar com Avatar na festa do Oscar no próximo domingo. E se a diretora ganhar o prêmio por sua bela direção, será uma vingança dupla, rs. Boa sorte girl!

Etiquetas: ,

10 Respostas to “Boomala Boomala!”

  1. Leo Says:

    A começar pelo título eu amei o seu post

  2. Meyre Says:

    Acho que o filme foi injustamente aclamado

  3. Murilo Says:

    Eu tive exatamente mesma sensação que vc ao assistir o filme

  4. Jana Says:

    Fora o que essa mulher é linda!

  5. Diego Says:

    Eu não conhecia o trabalho do ator principal que acabou levando uma indicaçõa, mas achei muito bom

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: