Louie, uma comédia meio amarga deliciosa

Uma das coisas mais divertidas da vida é tirar o sarro da gente mesmo, o que muitos consideram uma arte. Não se levar muito a sério e aprender a rir dos próprios defeitos pode ser um ótimo mecanismo de auto defesa, além de ser também uma divertidíssima forma de encarar a vida. E é exatamente isso que Louie nos apresenta durante a sua deliciosa (apesar de amarga) Season 1. E embora uma nuvem negra esteja sempre o perseguindo, o que acaba colaborando e muito para o seu humor, digamos “triste”, o cara é boa gente, pode apostar (sempre pensei em tatuar uma nuvem pequena e negra com um relâmpago no alto das costas…)

Mas não estou falando de uma comédia fácil, já vou avisando. E talvez por isso, vc embora consiga achar graça das piadas de humor super ácido da série, acabe sempre com um gostinho amargo ao final de cada episódio. Mas também não estou falando de algo completamente amargo, apenas meio amargo, só para variar os sabores de vez em quando.

Ao mesmo tempo, encontramos escondidas no texto afiado da série as melhores piadas da atualidade quando o assunto é a vida real, para quem esta longe de qualquer padrão ou do que muitos acreditam ser a “perfeição”, todas elas despejadas a todo momento e sem o menor pudor pelo protagonista, com a força de uma sinceridade absurda.

E a graça da série esta exatamente nessa facilidade que o seu ciador, o próprio protagonista (Louie CK) tem em tirar sarro de qualquer assunto, sem filtro ou preocupação com o que é politicamente correto ou não e geralmente falando de assuntos ligados ao que ele encara como fracasso em sua própria vida.

Seja o seu corpo que não esta nada em dia, consequência dos seus péssimos hábitos alimentares (e muito sorvete na madrugada), o seu desconforto quando o assunto são as mulheres, tentativas desastrosas de encontros ou assuntos normais do cotidiano de todo mundo, tudo é motivo de piada em Louie.

A princípio, o texto afiado pode até parecer agressivo demais ou em algumas situações até ofensivo. Mas se vc parar para perceber, existe uma crítica por trás daquela piada e as risadas do público presente nas mesas do clube de comédia, muitas vezes representam a ignorância de uma audiência que não está muito acostumada a pensar.

Entre os momentos mais engraçados da Season 1 esta a sua visita ao médico (1×03 Dr Ben/Nick), interpretado por ninguém menos do que o Ricky Gervais. Louie é torturado durante a consulta em um dos momentos mais vulneráveis dos seres humanos, que é quando ele se encontra pelado e dentro do consultório do médico (seu amigo de longa data), que aterroriza o pobre coitado insinuando que ele tenha doenças pavorosas e ainda chama a enfermeira assistente para tirar o sarro do formato exótico do seu pênis. Howcoolisthat?

Realmente o humor da série é para poucos, mas a coragem de Louie em abordar temas polêmicos e encontrar graça em assuntos até então considerados como tabus é coisa phina, do tipo que vale a pena dar uma chance para um ruivo calvo e acima do peso, recém divorciado e com duas filhas pequenas para criar, rs.

Um dos melhores diálogos da série acontece quando em uma espécie de flashback (1×09 Bully) no final do episódio, onde ele já adulto encontra com a sua versão ainda criança, que fica horrorizado com o seu futuro. “Não acredito que além de gordo eu vou ser feio”, diz o pequeno Louie, enquanto a sua versão adulta responde enquanto tira o seu boné: “e pode ficar pior, pq vc ficará careca também. PÁ!”. Ro-lei.

Mas o melhor episódio dessa primeira temporada se passa quase inteiro em um dos flashbacks de Louie enquanto criança (1×11 God), envolvendo um trauma na aula de catequese. E se a culpa imposta pela religião colocou Jesus na cruz por conta dos pecados da humanidade, Louie vai lá, assumindo a sua parcela de culpa por se considerar uma “má pessoa pecadora” e retira Jesus daquela situação, em um cena foufa e extremamente forte ao mesmo tempo. Coisa linda, repito: COISA LINDA!

Devorei toda a primeira temporada (que tem apenas 13 eps) em pouco mais de uma semana, de tão deliciosa que a série é. Ee recomendo a aventura para todos que estiverem carentes dos seus seriados preferidos durante essa midseason gelada. A season 2 começou recentemente na américa antiga e Paolo Torrento já esta trazendo tudo pra mim, porque não consigo mais viver sem essa parcela ruiva na minha TV.

ps: me sinto uma das integrantes do Supremes durante a abertura e acredito que eu sou afinado, rs (sei que não são elas, mas me sinto assim, rs)

Etiquetas: , , , , , ,

4 Respostas to “Louie, uma comédia meio amarga deliciosa”

  1. Mônica Says:

    Que coincidência este post! Começamos a ver a primeira temporada aqui em casa antes de ontem! Quão foufa é aquela filha mais nova dele?
    Beijo!

    • Essy Says:

      Confirmou! rs
      Ótima série, para variar um pouco o “sabor” das comédias.
      E as filhas são umas foufas mesmo! Awnnn!
      Smacks

  2. Louie Louie Louie…Louie-e-e « The Modern Guilt Says:

    […] Louie Louie…Loua-a-ah (é humanamente impossível pra mim, não cantar a abertura de Louie incorporando uma Diana Ross antiga. Me sinto até com aquele famoso cabelo, […]

  3. Louie, a série que virou mainstream sem se tornar mainstream « The Modern Guilt Says:

    […] Louie is big now, HUGE. Embora continue o mesmo de sempre, um cara que tem mais de um milhão de seguidores no Twitter mas e que até outro dia não seguia ninguém de volta (agora parece que ele anda seguindo apenas uma pessoa), o mesmo comediante que vende ele mesmo os ingressos para seus shows de stand up, que é de onde vem suas raízes, mesmo já tendo recebido a essa altura um convite para se apresentar na Casa Branca, Louie agora é coisa grande, enorme e a partir dessa Season 3 deixou de ser ignorado por parte do grande público, que finalmente parece ter se rendido aos encantos desse gigante ruivo. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: