Estaríamos observando de perto a morte de Grey’s Anatomy?

Sorry (e digo isso sinceramente, em um mix de raiva e pena por tudo que está acontecendo), mas essa foi a sensação que eu tive ao assistir a premiere da Season 9 de Grey’s Anatomy (9×01 Going Going Gone), que nos trouxe como proposta para o início da sua nova temporada exatamente isso, a observação da morte, onde passamos esse primeiro episódio acompanhando os últimos momentos de vida de Mark Sloan e que para mim, acabou servindo como uma espécie de metáfora para o que eu vejo que está acontecendo hoje na série.

Hoje não, porque essa sensação veio diretamente daquele final pavoroso da Season 8, que eu não gosto nem de lembrar. Desde então, senti que a série conseguiu fazer o que parecia ainda estar distante da sua história atual, que era o fato de conseguir se perder de vez. E depois de um acidente como aquele, não havia a menor possibilidade da série continuar como estava e tudo precisava mudar, infelizmente. (porque até antes disso, estava tudo bem bom)

Assim mudamos e essa mudança não foi para melhor, onde o cenário que nos foi apresentado durante esse primeiro episódio da nova temporada só me fez sentir pena e não a respeito do que era a sua proposta. Pena não de um médico moribundo vivendo seus últimos momentos de vida, mas sim por ver uma série se afundar em um tipo de drama que ela não precisava estar enfrentando a essa altura, não depois de uma temporada tão bacana como havia sido a anterior até o seu finale, que conseguiu praticamente anular tudo de bom que a série havia feito durante a Season 8.

Entendam, eu gosto de Grey’s Anatomy e sempre gostei (já disse isso até e não vou ficar me justificando). Comecei a assistir a série durante sua Season 3, mas logo me vi apegado aos personagens e fui procurar recuperar o tempo perdido com as outras duas temporadas anteriores. Nesses anos todos, nossa relação sempre foi ótima, apesar de nem sempre ter sido muito feliz, mas assim são as relações de quase todo mundo, cheias de altos e baixos. Mas realmente aquele final da Season 8 me deixou descrente de que algo de bom poderia vir de uma história como aquela e a partir disso eu só conseguia temer o que viria pela frente, sem conseguir enxergar nada de positivo vindo disso tudo. Algo que se confirmou com a premiere da semana passada, infelizmente.

Primeiro que Meredith está longe de poder ser considerada a nova Medusa, apelido carinhoso que ela acabou ganhando dos novos internos, que como nós bem sabemos, entraram na série para morrer em algum plot trágico dentro da temporada, onde muito provavelmente apenas um deles conseguirá sobreviver até o final, para se tornar a nova Kepner (nem me fale desse nome…). Mas voltando a Medusa, Meredith estava muito mais para uma vítima da Medusa do que qualquer outra coisa, porque ela parecia mais fria e distante, praticamente esculpida em pedra do que malvada e impiedosa para justificar tamanho medo dos novos internos em relação ao personagem. Digamos que se Meredith malvada é daquele jeito, ela nunca deve ter assistido “Mean Girls” ou qualquer coisa do tipo na vida. Poir isso podemos afirmar que Meredith é totalmente café com leite em termos de vilanice.

Dra Bailey sim, essa estava perfeita para o seu novo apelido, BCB (Booty Call Bailey), que é só o que ela faz agora na série e isso nem é de hoje. Já faz algum tempo que a Shonda deixou de gostar da Bailey e desde então a personagem veio ganhando uma aura tola de alívio cômico que agora beira o insuportável. O que foi ela tocando no assunto do tal novo apelido, quando todo mundo estava observando alguém morrer (alguém que importava para todos eles) a qualquer instante? Super apropriada, só que ao contrário, over e totalmente sem graça.

Yang se mudou, agora atende em outro hospital, de onde ela parece estar visivelmente arrependida de ter aceito a vaga. OK. E não sei se foi eu que não entendi, mas ao que tudo indicava através de suas conversas com a Meredith via tablet (sim, agora eles são modernos e conversam por vídeo em seus gadgets patrocinados), ela andava adiando um visita a Seattle, muito provavelmente por medo de voar devido ao trauma que os sobreviventes do desastre aéreo deveriam estar enfrentando atualmente, o que até então me parecia ser bem coerente. Mas como é que ela foi parar lá em primeiro lugar? Foi de trem, lotação, andando de joelhos para pagar uma promessa?

Apesar do episódio ter tido alguma emoção por conta da situação do Mark, que estava em coma, enfrentando seus últimos momentos para tentar voltar a vida (30 dias pós o tal acidente), achei um pouco “descabido” toda aquela situação para a despedida do personagem, que sendo extremamente sincero, nunca foi dos mais importantes dentro da série e nunca teve um plot dramático digno, a não ser durante a sua despedida com a Lexie (sorry, mas pensem bem na trajetória do personagem até aqui antes de reclamar de qualquer coisa) e por isso, talvez toda a emoção que se esperava alcançar com um episódio como esse, cheio de videos do passado com momentos dele interagindo na história dos demais (ZzZZZ), todo esse nível de emoção não conseguiu ser alcançada pelo fato do personagem sempre ter tido pouca relevância durante todos esses anos dentro da série. Sei que pode parecer coisa de gente sem coração, mas no meu caso, essa emoção teria sido alcançada facilmente se naquela cama de hospital estivesse a Bailey, o Karev e até mesmo o chato do Derek, por exemplo.

Até que chegamos ao momento que para mim foi a gota d’água do episódio, esse dividido em duas partes, com a volta de duas personagens que a gente estava torcendo para que uma delas tivesse sumido da face da terra, ou que houvesse um plot de viagens no tempo dentro da série (já que agora tudo parece possível em Greysa) e nele a personagem tivesse ganhado uma passagem de última hora para o voo da sua morte e a outra, que tivesse sido enterrada na floresta de Lost sem o direito de ter o Vincent vigiando o seu corpo e tudo isso exatamente nessa ordem, seguido de uma sequência de cinco minutos de aplausos vibrantes. Juro que eu quase não consegui me conter de tanta raiva quando o Hunt foi buscar a Kepner naquela fazenda no fim do mundo ao final do episódio e torci para que ele acabasse trazendo o porco e não a ex médica que ele mesmo havia demitido lindamente no passado. Sério, que alguém ainda aguenta aquela mulher dentro do hospital? Com quem é que ela está saindo? E qual é o problema do Owen com porcos? Ele só come comida kosher, é isso?

O mesmo aconteceu quando Callie depois de ter passado o episódio inteiro sendo tratada como viúva da forma mais cara de pau possível, chegou em casa e vimos que Arizona não havia sido excluída do mapa americano ainda, ao contrário do que tudo indicava até então e com o detalhe de que agora ela teve sua perna amputada pela própria esposa. Sim, eu não estou exagerando meu caro leitor, eu disse mesmo amputada e disse também pela própria esposa, nessa ordem, com close no corte feito no truque e tudo mais. Sério. E Callie sensível como nunca, gritando para ela levantar da cama? Dafuck? Nesse momento eu finalmente cheguei a conclusão: perdemos Grey’s Anatomy.

Não que esse detalhe não tenha acarretado uma carga dramática para a série, mas precisava mesmo? Como se o acidente já não tivesse sido lame o suficiente, como se eles todos já não estivessem reagindo muito bem para quem ficou dias na selva (1 semana se eu não me engano, sem ajuda, com uma irmã morta ali no canto, ferimentos sérios em quase todos eles e um único fósforo), isso tudo sem um revisita a aquele cenário (que eu aposto que ainda vai acontecer em flashs ou em um episódio qualquer dedicado as vítimas da parte traseira do avião… rs), ainda precisamos ter que lidar com esse tipo de drama barato daqui para frente?

Sinceramente? Achei que Shonda escolheu dar atenção para o drama errado e para os personagens errados daqui para frente. Se todo mundo tivesse ficado traumatizado pela queda, com diferentes níveis de depressão ou trauma, alguns não quisessem nem saber de voltar ao trabalho, outros pensando que poderiam ter sido eles naquele acidente (Karev), alguns voando como se não houvesse amanhã, tentando cair de avião novamente na ilha (rs), talvez por um caminho mais ou menos como esse (ou qualquer outro, porque Shonda é muito bem paga para escrever muito melhor do que qualquer uma das minhas ideias), a gente até conseguísse encarar esse retorno da série com mais dignidade apesar de tudo, mas da forma como ele aconteceu, realmente não dá.

Talvez também essa fosse a hora  perfeita de reconhecer que errou, que perdeu o limite e se Shonda tivesse dito nessa premiere que tudo não passou de um sonho, eu juro que não teria acha ruim. Disse inclusive isso para ela no Twitter, rs.

Honestamente, apesar de todo o clima do episódio, eu só consegui me emocionar verdadeiramente em dois momentos, com o Chief narrando o procedimento enquanto desligava os aparelhos, lembrando a Callie e o Derek que naquele momento, eles estavam ali como pessoas comuns e não médicos (suck it Callie!) e com o Avery (personagem por quem eu nunca me importei muito, pasmem!) se despedindo do Mark de forma muito mais adequada do que qualquer um deles que passaram muito mais tempo ao seu lado ao longo dos anos.

E realmente a minha sensação durante toda essa premiere de Grey’s Anatomy foi a de que nós enquanto audiência estávamos naquele momento fazendo as vezes dos médicos durante o episódio, observando algo que nós gostamos tanto um dia, ir perdendo totalmente a sua força e morrendo ao poucos. E ver uma série como Grey’s Anatomy morrer assim é extremamente triste porém, a essa altura, já me parece ser inevitável.

 

♥ Já está seguindo a magia do Guilt no Twitter? Ainda não? @themodernguilt

Etiquetas: , , ,

11 Respostas to “Estaríamos observando de perto a morte de Grey’s Anatomy?”

  1. Denise Says:

    No início do episódio fiquei feliz por ver que não seria uma continuação do ponto onde parou a season 8. Depois… Não entendo como a Meredith ganhou um apelido daqueles em menos de 30 dias (visto que os internos nem sabiam do acidente!). Poderiam ter cortado a Arizona e a Kepner, que não fariam falta e daria espaço para novas personagens. A Bailey… Foi bem o que vc falou, passou de nazi pra BCB, sem honras!
    Achei bacana ter sido um tempo depois do acidente, pensei que mostrariam todos se adaptando às suas novas realidades, mas ficou muito a desejar. E o pior é que parece que o próximo episódio será com os acidentados lembrando o acidente.
    Continuarei assistindo pq como diz o ditado “a esperança é a última que morre”. Quem sabe eles acham o caminho bom novamente…

    • Essy Says:

      Pois é, entre outras coisas, faltou coerência também. Se Meredith é a nova medusa, ela deveria se comportar com tal e não imprimir que foi esculpida em pedra no seu atual momento.
      Bailey… cadê a dignidade? Se tem alguém que já deveria ter pressionado a Shonda sobre os rumos do seu personagem, esse alguém é ela. Que horror. E ter que aguentá-la como alívio cômico tem sido uma barra que está ficando cada vez mais pesada.
      Arizona + Kepner + e até mesmo o Avery= todos já poderiam ter sumido da face da terra. Morrido em um acidente de avião, comidos por um leão. Who cares?
      Realmente achei que o destaque maior da premiere ficou a cargo dos personagens errados. Antes tivessem matado o Derek, aí sim seria uma surpresa e o personagem apesar de chatildo, ainda nos causa alguma comoção por toda sua história e envolvimento com a Mer.
      Continuarei também, mas naquelas e cada vez mais sem vontade…

      • Denise Says:

        É, não vi nada na atitude dela que possa ser considerado de uma megera. Os internos são muito frouxos.
        Eu gosto do Avery, mas ele não fede nem cheira, podia cair fora mesmo.
        E o pior: li no Twitter que uma das internas ficará entre a Meredith e o Derek. Achei que já tivéssemos passado disso para não voltar mais…
        Parece que essa será a última season mesmo. A Shonda poderia se esforçar para fechar com chave de ouro. Pelo andar da carruagem, a série vai ser lembrada pela pior última temporada de todos os tempos!

      • Essy Says:

        Por favor neam? Triângulo amoroso mais uma vez não dá. Queremos plots novos para o casal, nem que seja ele me aparecer com um gancho no lugar da mão, rs (pelo andar da temporada anterior e o atual estado de espírito do Derek, achei que ele acabaria morrendo, isso até o ator renovar seu contrato e a série passar a investir em personagens meio zombies. $$$Catching)

        Eu estava achando que a Shonda queria encerrar mas a ABC tinha forçado a barra para alcançar o número de 10 temporadas e ai ela resolveu tombar com tudo que construiu. Uma pena mesmo. Imagine mais 43 episódios nesse ritmo da premiere? ZzZZZ

  2. Dani Z Says:

    Que chatice esse primeiro episódio. Piegas, falta de originalidade,parece que todos regrediram emocionalmente, Derek novamente contornando um de seus traumas xaropes antes de uma cirurgia. ( Já não vimos algo parecido antes?) Cristina, a eterna insensível e estúpida e suas fobias imbecis. Again? Meredith amargurada com mais uma perda – se ela não ficou Medusa com a morte do George, da mãe, do pai, vale ficar agora? O Alex pegando todas. Novidade.
    O velho truque de sensibilizar a platéia com a perna amputada da Arizona e seu desencanto? Mas o pior de tudo foi ter que assistir o sempre afobado Owen encontrando a retardada da April, que se transformou na Vovó Donalda. Vai me dizer o quê? A pessoa faz uma faculdade de medicina, apenas não passa num teste e vira granjeira? Assim? Ridículo. E os flashbacks como Mark foram de chorar. E na hora de desligar os aparelhos? O cara não tem pai, mãe, irmãos, ninguém? ZZZzzzzz. Deu pra essa série.

    • Essy Says:

      E foi neam? Lame do lame.
      Também tenho certeza que já vimos o Derek enfrentando algo semelhante, algo que já foi explorado no passado e já deu. Yang já está mais do que na hora de ser estudada, porque sua falta de sensibilidade me assusta, ainda mais se vc pensar na trajetória da personagem e tudo que ela já passou ou pelo menos vivenciou dentro daquele lugar. E também acho que não faz muito sentido a Meredith ter ficado assim pela 1/2 irmã que ela descobriu depois de muito tempo que 1/2 que gostava. Faria mais sentido se ela tivesse perdido seu boy magia ou a melhor amiga do bromance. (até com a “perda” da Zola ela foi mais comedida e muito mais convincente)

      Quando Callie abriu aquela porta e vimos Arizona na cama, tinha certeza que ela estava em uma situação parecida com aquela. E não consegui sentir nada com aquela cena, porque sempre achei ela uma chata e torço até hoje pela sua morte. Sim, para ela eu torço totalmente contra.
      E eu sinto que vem uma coisinha entre Owen e April, porque aquela ali é a carente da turma neam? Basta dar alguma atenção para ela se apegar. Aposto que se aquele porco tivesse piscado diferente para ela, teríamos a encontrado vestida de noiva naquela fazenda. (cenário que me lembrou as “Pontes de Madison”)

      Mark era tão querido, que além de não ter família ou outros amigos ou ex namoradas querendo pelo menos ter certeza de que ele e sua canastrice realmente havia partido , nem a Addison veio para se despedir.
      Uma pena ver GreysA nesse caminho que cada dia me parece mais sem volta…

  3. Natália Says:

    A impressão que dá é que nem a Shonda e nem os atores estão mais felizes trabalhando na série, não gosto da idéia de separar a Cristina e a Meredith porque os únicos momentos em que eu consigo gostar da Meredith é com a Cristina porque com o Derek sempre me deu sono, de novo o Alex mulherengo? Já deu né? Sempre gostei do Avery mais eles deixam de dar espaço pra um personagem novo se destacar pra ficar mostrando a Bailey pagando de gatinha? E quem se arriscaria a ser atendido pela Kepner? Já gostei tanto da Callie, lá no começo ainda com o George e até com o Mark mais essa historia dela com a Arizona já deu, nossa quanto drama nessa relação, fico aqui imaginando pra onde essa releção vai agora depois desse episódio. Dá um desanimo quando isso acontece com um série que eu acompanho a tantos anos mais mesmo assim não consigo parar de assistir, quem sabe a Shonda não resolve voltar a se importar e consertar as burradas que anda fazendo.

    • Essy Says:

      É neam? No Twitter ela pouco fala de GreysA agora, ainda tenta alguma coisa com Private Practice, mas sem muita força e só pensa em forçar o hype agora em Scandal, que ninguém que eu conheço vê.

      Os atores inclusive parecem estar todos apáticos, os principais pelo menos.
      Também não vejo porque separar Mer e Cristina e acho uma pena, porque do pouco que sobrou na série, é do que nós ainda gostamos.
      Alex parece que regrediu e voltou a ser o babaca que pega qualquer uma no quartinho. Talvez ele tenha algum problema nesse sentido, hein? rs
      Bailey ninguém quer ver daquela forma e alguém precisa dizer que a personagem não funciona daquele jeito como alívio cômico, sorry.

      Também adorava a Callie, até mesmo na era pré George, mas foi ela embolachar para ficar insuportável e isso por culpa de suas tentativas amorosas, que foram todas um pé no saco. Quer dizer, um puxão nas tetas, rs
      Me encontro assim também, totalmente desanimado e isso é um passo para começar a deixar a série acumular para ver depois, acabar esquecendo e não tem vontade de voltar. De novo, uma pena, porque até bem pouco tempo (antes da finale da Season 8) eu ainda ficava animado para voltar a sala de cirurgia toda semana…

  4. Diego Mercado Says:

    Achei o primeiro episódio bom, apesar de confuso. Não entendi na realidade o pq de se ter passado 1 mês “mudo” na história, mas o segundo episódio sanou grande parte da minha indagação. Discordo de você e acho que Grey’s Anatomy tem força, elenco e história pra seguir quantas temporadas quiser pelo fato de ser muito difícil encontrar alguém que conduza uma história da forma como Rhimes conduz a quase 10 anos.
    Gostei muito do seu post, você traz uma visão bem específica de cada episódio e já tô te seguindo, com a promessa de retornar em posts futuros.

    • Essy Says:

      Thnks!
      Também senti que esse segundo episódio chegou para sanar algumas das nossas perguntas depois daquela premiere totalmente meio assim. Acho até que a Shonda fez de propósito, depois de tanta reclamação com GreysA ultimamente, mas não acho que ela fez um bom negócio ao inverter os episódios. Se esse segundo tivesse sido o primeiro, tudo teria sido bem melhor.

      Antes do final da Season 8, assim como vc eu também até achava que GreysA teria uma vida longa e próspera, o que depois do acidente de avião eu não consigo achar mais. Acho que a série acabou entrando em um buraco difícil demais de sair, ignorar ou tentar esquecer. Mas veremos..

      ps: mais uma vez a Yang roubou a cena, mesmo dura e apática naquela cama. E isso GreysA ainda tem de bom, que são excelentes personagens por quem a gente ainda se importa.

  5. Realmente está na hora de reconhecer que alguém precisa desligar os aparelhos de Grey’s Anatomy… | The Modern Guilt Says:

    […] insosso que logo passa? Responda leitor que assista a nova série, por favor). Tudo bem, tivemos o episódio com a morte do Mark abrindo a temporada, que era a sua aposta certa para nos pegar pelo menos pela […]

Deixe uma Resposta

